sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Em 2011 foi aprovado projeto de lei que permitia a volta de bandeiras com mastros nos estádios em SP

(Foto: Yuri Chituzzi / Alvinegro da Vila)


Para quem gosta de fazer ou ver as festas das Torcidas Organizadas nos estádios certamente está gostando de ver esse espetáculo feito por elas nas arquibancadas. Alto número de faixas com frases de apoio ao time, bandeiras sendo tremuladas, torcida empolgada, mas você sabia que em 2011 uma lei que aprovava a volta das bandeiras com mastros aos estádios foi aprovada? Pois é, sim, de fato a lei foi aprovada no mesmo ano em que o Santos FC conquistou a Copa Libertadores.

As bandeiras com mastros não podem ser utilizadas nos estádios desde a briga em 1995 no jogo entre Palmeiras x São Paulo, no Pacaembu, pela final da Super Copa de Futebol Júnior, onde após o Palmeiras se sagrar campeão, uma violenta briga aconteceu e um torcedor do São Paulo acabou morrendo.

Mas no dia 24 de Agosto de 2011, o projeto que aprovava o retorno o retorno das bandeiras com mastros foi aprovada por 92 votos a 1 na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Até o Ministério Público apoiou o retorno das bandeiras. Para o promotor, Paulo Castilho, os mastros não trazem risco e nem foram usados na confusão de anos atrás.

“Foi um erro de prevenção porque o Pacaembu estava em reforma, tinha entulhos, pedaço de pau, de ferro, não deveria na verdade ter sido mandado o jogo lá. Não tem relação nenhuma o mastro com violência”, disse o próprio para o 'Portal G1'.

Mas o atual governador, Geraldo Alckmin vetou esse artigo do projeto, que previa, entre outras coisas, cadastrar os donos das mesmas e punir severamente quem as usassem de forma violenta. Devido a isso as Torcidas Organizadas ainda não podem entrar com elas nos estádios do estado São Paulo até hoje.

Estádios do Paraná, Rio de Janeiro e de alguns outros estados podem entrar normalmente com suas bandeiras. Por vez, Geraldo Alckmin deu sua versão na época por negar a volta delas.

"O que nós entendemos é que devemos aumentar a segurança dos estádios, e não diminuir. O mastro causa mais insegurança porque pode ser usado como uma arma. Além disso, a lei permitia que somente as torcidas organizadas poderiam entrar nos estádios com bandeiras com mastro. O torcedor comum não. Então, haveria um tratamento desigual", disse o governador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário